sábado, 25 de março de 2017

60. Aniversário dos Tratados de Roma

Milhares de pessoas participaram este sábado em diversos cortejos em Roma, realizados à margem das comemorações do 60.º aniversário do tratado fundador da União Europeia (UE), para defender uma Europa unida.




sexta-feira, 24 de março de 2017

Tratados de Roma


Em 25 de março de 1957 foram assinados em Roma os tratados de criação da Comunidade Económica Europeia (CEE), data sobre a qual se comemoram hoje 60 anos. Os fundamentos para os Tratados de Roma haviam sido lançados já em 1946, pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill tinha viajado até Zurique para promover a ideia de  uma Europa de coexistência pacífica. Entre as razões apresentadas para a aliança, estava a necessidade de conciliação entre os países europeus, para se extinguir a possibilidade de um terceiro grande conflito.
As razões para a existência da UE continuam válidas e fazem cada vez mais sentido.
Para todos, mas sobretudo para os que acham que a UE já não se justifica, o video seguinte é a todos os títulos imperdível.

https://www.facebook.com/eucouncil/videos/1289328251116827/
 

terça-feira, 21 de março de 2017

Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, 21 de março

A efeméride foi criada pela ONU em 1969 nesta precisa data, devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville. Neste dia 20.000 pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou na multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.
Todos os anos se comemora a data com um tema relacionado com o racismo. A mensagem do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial é de igualdade e de combate à discriminação racial. Neste dia a ONU reafirma e renova o seu objetivo de ajudar a construir um mundo mais justo e igualitário.
Algumas entidades realizam atividades relacionadas com o tema. Em Portugal destacam-se neste capítulo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, que organizam seminários e outras iniciativas.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher



Hoje assinalamos o Dia Internacional da Mulher.
A igualdade entre mulheres e homens foi consagrada no Tratado de Roma há 60 anos, como um dos valores fundamentais da União Europeia. Nessa altura, o empenho da Europa no princípio do salário igual para trabalho igual era único no mundo. Desde então, a UE tem-se mantido na vanguarda e tem feito progressos visíveis em todas as frentes. Trabalhamos incansavelmente a fim de defender os direitos das mulheres e de lhes dar a capacidade necessária para lutarem contra a discriminação e a violência com base no sexo.



 Conheça o relatório sobre a igualdade na #UE ➡️️  http://europa.eu/!GX97Du#
IWD2017

terça-feira, 7 de março de 2017

O Dia Internacional da Mulher no Parlamento


O Parlamento Europeu dedica o Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março, à emancipação económica das mulheres. Atualmente, as mulheres ainda recebem ordenados mais baixos que os homens, encontram-se sub-representadas na política e em posições de liderança e dedicam mais tempo a atividades não-remuneradas relacionadas com a família e a casa. Continue a ler para descobrir as atividades planeadas no Parlamento Europeu.

O dinheiro não traz felicidade, mas pode ajudar a decidir o próprio futuro ou facilitar a fuga de uma situação de violência doméstica. Apesar de algum progresso, as mulheres ainda recebem um salário substancialmente inferior aos homens em posições semelhantes, representam a maioria dos trabalhadores em empregos com baixos salários e lutam para aceder às posições de liderança.

A comissão do Parlamento Europeu para os direitos da mulher e a igualdade dos géneros decidiu dedicar o Dia Internacional das Mulheres, assinalado a 8 de março, à emancipação económica das mulheres.

O Dia Internacional da Mulher no Parlamento Europeu

Eurodeputados e homólogos dos parlamentos nacionais da UE e de países vizinhos reúnem-se para debater estes e outros desafios no Parlamento Europeu, de 8 a 9 de março, em Bruxelas. A reunião conta, entre outros, com a participação do presidente do Parlamento Europeu Antonio Tajani e da comissária europeia Věra Jourová, representantes das Nações Unidas, ativistas, incluíndo Lamiya Aji Bashar, Prémio Sakharov 2016 e cientistas.

À reunião interparlamentar seguem-se workshops e a cerimónia da entrega do Prémio da UE para MulheresInovadoras com a presença do comissário europeu Carlos Moedas e da vice-presidente do Parlamento Europeu Mairead McGuinness. Fique a conhecer as 12 finalistas aqui

Exposição

O Centro de Visitantes do PE. Parlamentarium, inaugura a 7 de março, a exposição "Onze mulheres enfrentam a guerra". A exposição, composta por fotografias e vídeos, da autoria de Nick Danziger, acompanha as histórias, muitas vezes ignoradas, de mulheres apanhadas em conflitos violentos no mundo, como o Afeganistão, Colômbia ou Serra Leoa. A exposição apoiada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha estará aberta ao público até 14 de maio de 2017.

Facebook live

Na quarta-feira, acompanhe a entrevista ao eurodeputado Ernest Urtasun (Verdes/ALE, Espanha) em direto no Facebook. Urtasun é o autor do relatório sobre a igualdade das mulheres e homens na UE em 2014-2015 que será debatido e votado em sessão plenária já na próxima semana.

Seminário para jornalistas

O Parlamento organiza entre 7 e 8 de março, um seminário para jornalistas. Entre os oradores incluem-se eurodeputados e especialistas, incluindo a física nuclear Hélène Langevin-Joliot, neta de Marie Skłodowska-Curie, e a empresária Gina Miller que colocou o governo britânico em tribunal devido ao Brexit.

Dia Internacional da Mulher, 8 de março

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do Século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e de trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e o contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
No contexto atual, há ainda desigualdades estruturais entre os géneros que importa corrigir, pelo que a chamada de atenção para a data continua a fazer todo o sentido.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo, 11 de março


Esta efeméride tem por objetivo lembrar as vítimas de terrorismo na Europa, prestando homenagem a todas as pessoas que perderam a vida em ataques terroristas.

A data foi instaurada na sequência dos atentados de Madrid, que decorreram a 11 de março de 2004 e que causaram 91 mortos e 1800 feridos.

Através de um dia de homenagem, pretende-se consciencializar a opinião pública e os governos para a necessidade do combate ao terrorismo e da promoção da defesa dos direitos humanos.