Também conhecido como Dia Internacional da Justiça ou Dia Internacional da Justiça Criminal, este dia relembra a importância dos tribunais no respeito pelos direitos humanos e na manutenção da igualdade dos direitos internacionais e civis em todo o mundo.
Foi escolhida a data de 17 de julho para a comemoração deste dia, uma vez que foi a 17 de julho de 1998 que se adotou o Estatuto de Roma, permitindo a instauração do Tribunal Penal Internacional. Este tribunal é, desde então, responsável pelo julgamento dos crimes mais graves do planeta, desde genocídios a crimes contra a humanidade e crimes de guerra.
Aproveitemos este dia para refletir sobre as inúmeras situações de total desrespeito pelos direitos humanos e civis que ainda abundam pelo mundo fora, para lembrar as vítimas de genocídio, de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra, comemorando e procurando reforçar ao mesmo tempo os esforços individuais e da comunidade internacional para a construção de um mundo mais pacífico, mais justo e mais digno.