terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Dia Mundial das Doenças Raras, 28 de fevereiro

Assinala-se hoje, dia 28 de fevereiro, o Dia Mundial das Doenças Raras. Na União Europeia consideram-se como doenças raras aquelas que têm uma prevalência inferior a 5 casos por cada dez mil pessoas, existindo atualmente entre cinco mil e oito mil doenças raras. Sabe-se também que cada uma destas doenças atinge menos de 0,1% da população e que, apesar da sua gravidade, quando diagnosticadas e tratadas precocemente podem apresentar uma evolução benigna e funcional.
Em Portugal, estima-se que existam cerca de seiscentas a oitocentas mil pessoas portadoras destas doenças. Cerca de 80% das doenças raras têm origem genética identificada e 50% de novos casos são diagnosticados em crianças.
A Direção-Geral da Saúde atualizou a Norma relativa à emissão do Cartão da Pessoa com Doença Rara, que passa a poder ser requisitado pelos médicos da RARÍSSIMAS – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, atendendo ao elevado número de doentes com doença rara a ela associados e à natureza dos cuidados que presta.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Ar(riscar)

No seguimento do impacto das “Histórias da Ajudaris” a nível nacional, foi criado o projeto “Ar(riscar)?”.Este é um projeto aberto à participação de todos os alunos inscritos no secundário (10.º/11.º/12.º), que frequentem escolas públicas, privadas e escolas profissionais acreditadas em qualquer modalidade.
O concurso é SIMPLES: consiste na elaboração de um trabalho original sobre o tema dos “Refugiados”, deixando ao aluno o critério livre de escolher a técnica e o suporte de desenho.
Vais Arriscar ou Riscar?
Inscreve-te até dia 19 de Abril.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Semana Europeia da Mobilidade

Lisboa, finalista do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade! As outras cidades finalistas são: Malmö (Suécia) e Skopje (antiga República jugoslava da Macedónia).

Vídeo: https://youtu.be/nrP31agL-4c. Saber+: bit.ly/REPCOM_PSEM.


Palestra "Gap Year" em imagens





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro


A data, comemorada a 20 de fevereiro, foi estabelecida em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e celebrada pela primeira vez em 2009.

O objetivo deste dia é chamar a atenção para a necessidade de enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando simultaneamente criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo.

Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações associadas a esta data, numa altura em que se levantam questões humanitárias sensíveis como as da migração e dos refugiados.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Roteiro para a cidadania ativa

"ROTEIRO PARA A CIDADANIA ATIVA" ABRE A ESCOLA SECUNDÁRIA DE AZAMBUJA À COMUNIDADE

"Roteiro para a Cidadania Ativa" abre a Escola Secundária de Azambuja à comunidade
Atividade aberta, dia 17.fevereiro, entre as 10h00 e as 16h00.
.
No dia 17 de fevereiro de 2017, decorre na Escola Secundária de Azambuja o designado "Roteiro Para a Cidadania Ativa", uma atividade dinamizada pela associação Animar e pela Secretaria de Estado Para a Cidadania e Igualdade. A iniciativa destina-se à comunidade educativa em geral e terá uma envolvência especial para as turmas do oitavo ano de escolaridade e as do ensino vocacional.
.
Este projeto enquadra-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável e desafia as redes de parcerias locais a complementar e enriquecer ações sobre as questões sociais relacionadas com a cidadania e igualdade. Neste âmbito destaca-se a participação da Câmara Municipal de Azambuja e também do projeto “Saúde 100 Dúvidas” desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Azambuja.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Gap year: o que é?


Vem descobrir, 13/2,16.30 

O Conceito de Gap Year (GY) não tem tradução específica para português, apesar de "ano de intervalo” ser a mais consensual. 

O que é um GapyearTal como o nome indica, o GY é um ano no qual se faz uma pausa na vida quotidiana, normalmente durante um ano letivo ou doze meses, e se aproveita para iniciar uma outra atividade, usualmente noutro país. Este ano de intervalo pode ocorrer em diversas alturas da vida, desde a juventude à terceira idade.

De qualquer das formas, o GY é um conceito muito abrangente que vai para lá de qualquer tentativa de definição, por isso tudo depende daquilo que cada um quer fazer.

Gap Year entenda-se por "Gappers” os jovens que fizeram ou vão fazer um GY.

( in Gap Year Portugal, gapyear.pt)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, 6 de fevereiro





Esta data é observada pelas Nações Unidas no dia 6 de fevereiro, para chamar a atenção para um facto alarmante: mais de 140 milhões de meninas e mulheres, em todo mundo, já foram sujeitas a estas práticas desumanas e violadoras dos direitos humanos. Também do ponto de vista da saúde, trata-se de uma prática muito perigosa que frequentemente resulta em sérias hemorragias, quistos, infeções, problemas urinários, infertilidade, problemas no parto e risco de morte natal.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Orçamento Participativo: concurso




Informam-se os alunos que frequentam o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, do 7.º ao 12.º ano, que se encontra aberto procedimento concursal para a apresentação de propostas de melhorias pretendidas no espaço escolar, no âmbito do orçamento participativo.

As propostas deverão ser desenvolvidas durante o mês de fevereiro e entregues nos serviços administrativos do agrupamento presencialmente ou por e-mail até ao último dia do mesmo mês. Deverão consistir num texto de 1000 palavras, com ou sem imagem ilustrativa, e referir expressamente a sua compatibilidade com outras medidas em curso na escola e a exequibilidade face ao valor atribuído pelo orçamento participativo.

Brevemente será agendada uma reunião com a Diretora do Agrupamento, o Coordenador Local, os Delegados de Turma e todos os membros da comunidade educativa que nela desejem participar para apresentação mais detalhada do projeto. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Orçamento participativo: participar é preciso.

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, as escolas devem abrir procedimento para apresentação de propostas até ao final de janeiro e auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro.

Para serem votadas, as medidas devem ter em conta o montante atribuído a cada escola e contar com o apoio de, pelo menos, 5% dos estudantes. As propostas devem ser votadas pelos estudantes no dia 24 de março e adotadas em 2017.

O Orçamento Participativo das Escolas foi anunciado no âmbito do Conselho de Ministros temático, dedicado ao Dia do Estudante, a 24 de março de 2016.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

QUERES SABER TUDO SOBRE GAP YEARS?


No dia 13 de Fevereiro, pelas 16.30 horas, realizar-se-á, no Anfiteatro da Escola Secundária de Azambuja,  uma sessão de esclarecimento acerca da possibilidade de realização de um Gap Year. A sessão, promovida pelo Clube Europeu e pela Associação de Estudantes do Agrupamento, será dinamizada pela Associação Gap Year Portugal e destina-se a alunos do ensino secundário.



Novo Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani

Foi uma eleição como não se via e vivia há muito tempo no Parlamento Europeu. Escolher o novo presidente, sucessor do socialista Martin Schulz, foi tarefa para quatro rondas de votos durante quase doze horas. 

O italiano Antonio Tajani, candidato do PPE, acabou por ser eleito o novo presidente do Parlamento Europeu com 351 votos dos 633 válidos, contra 282 votos do socialista Gianni Pittella.


Tajani, 63 anos, é vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) que o escolheu para a presidência da instituição. O italiano é também membro do comité de presidência do Forza Italia, partido de centro-direita italiano, fundado e liderado por Silvio Berlusconi. A larga experiência europeia e visibilidade nas instituições comunitárias nos últimos 23 anos distinguiam-no dos restantes cinco candidatos dos outros grupos políticos.


Entre 1994 e 2008, foi deputado no Parlamento Europeu e chegou a vice-presidente da Comissão Europeia, na equipa de Durão Barroso. Foi comissário dos Transportes entre 2008 e 2010 e esteve responsável pela Indústria e Empreendedorismo entre 2010 e 2014. Nessa altura, regressa ao Parlamento Europeu como vice-presidente.