Novo Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani
Foi uma eleição como não se via e vivia há muito tempo no Parlamento Europeu. Escolher o novo presidente, sucessor do socialista Martin Schulz, foi tarefa para quatro rondas de votos durante quase doze horas.
O italiano Antonio Tajani, candidato do PPE, acabou por ser eleito o novo presidente do Parlamento Europeu com 351 votos dos 633 válidos, contra 282 votos do socialista Gianni Pittella.
Tajani, 63 anos, é vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) que o escolheu para a presidência da instituição. O italiano é também membro do comité de presidência do Forza Italia, partido de centro-direita italiano, fundado e liderado por Silvio Berlusconi. A larga experiência europeia e visibilidade nas instituições comunitárias nos últimos 23 anos distinguiam-no dos restantes cinco candidatos dos outros grupos políticos.
Entre 1994 e 2008, foi deputado no Parlamento Europeu e chegou a vice-presidente da Comissão Europeia, na equipa de Durão Barroso. Foi comissário dos Transportes entre 2008 e 2010 e esteve responsável pela Indústria e Empreendedorismo entre 2010 e 2014. Nessa altura, regressa ao Parlamento Europeu como vice-presidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário