sexta-feira, 30 de junho de 2017

Simone Veil

Simone Veil, a antiga presidente do Parlamento Europeu e ministra da Saúde francesa, morreu esta sexta-feira, dia 30 de Junho, aos 89 anos.
Simone Veil foi uma das sobreviventes do Holocausto no campo de concentração nazi de Ravensbruck e tinha tatuado no seu braço o seu número de prisioneira (78651). 
Nasceu em Nice, a 13 de Julho de 1927. Toda a sua família foi presa pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e o seu pai, mãe e irmão morreram nos campos de concentração. Mais tarde, em 1946, casou-se com Antoine Veil, que morreu em 2013, e com quem teve três filhos. 

Foi ministra da Saúde francesa, entre 1974 e 1979, e deputada ao Parlamento Europeu a partir desse ano e até 1993. Para além de ser a primeira mulher na presidência do cargo europeu, Simone Veil foi também o primeiro membro do Parlamento Europeu a ser eleito por sufrágio directo. Voltou ao seu país para integrar o governo dos últimos anos da Presidência de François Mitterrand, no qual desempenhou funções como ministra da Saúde, dos Assuntos Sociais e do Ordenamento. Até 2007, fez parte do Conselho Constitucional francês.Foi durante o seu mandato enquanto ministra da Saúde, no ano de 1975, que Simon Veil impulsionou a despenalização do aborto. A França foi um dos primeiros países europeus a despenalizar a interrupção voluntária da gravidez, seguindo-se ao Reino Unido (1967) e à Áustria (1974). Nos anos seguintes, outros países como a Itália, a Holanda e a Bélgica também legalizaram o aborto. ( in público.pt)


terça-feira, 20 de junho de 2017

Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho

https://youtu.be/iJ_kQe7OsJE


O Dia Mundial do Refugiado é assinalado, internacionalmente, a 20 de junho. Esta é uma oportunidade para celebrar a força, a coragem e a perseverança das pessoas que foram forçadas a deixar as suas casas e os seus países por causa de guerras, catástrofes naturais, perseguições e violações de Direitos Humanos.
Aliado a este fenómeno de mobilidade forçada, está também a prática de crimes como o tráfico de seres humanos e, especialmente, o tráfico de menores.

Segundo dados do gabinete oficial de estatísticas da UE (Eurostat) sobre pedidos de asilo na UE, os Estados-membros da União Europeia concederam asilo a  mais de 135 mil pessoas durante o ano de 2013. Portugal recebeu aproximadamente 0,1% desses pessoas ao acolher 135 pessoas.

Os números de requerimentos aprovados aumentaram em quase 20 mil. Segundo a Eurostat, o aumento pode ser justificado pelo conflito armado na Síria, sendo que um quarto dos refugiados provinham dessa zona. Em Portugal, 15 refugiados eram sírios.

O povo com mais pedidos de asilo requeridos à União Europeia, a seguir aos sírios, foram os afegãos seguidos dos somalis. No panorama nacional em primeiro lugar de pedidos está Guiné Conacri, seguida da Síria e da República Democrática do Congo.



sábado, 10 de junho de 2017

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Hoje celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para o chefe de Estado, neste Dia de Portugal, importa afirmar que se pretende no futuro um país "independente e livre".
Há 31 anos que celebrar Portugal é também celebrar o projeto Europeu. O país mais ocidental da Europa continental, que aderiu à então CEE em 1986, sempre contribuiu ativamente para o desenvolvimento da União Europeia e se empenhou na construção de uma Europa de valores que, cada vez mais, importa acarinhar e preservar.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho

No contexto atual, em que a administração americana pretende deixar de cumprir os acordos de Paris,  a celebração deste dia reveste-se de especial importância.
Este evento, celebrado a 5 de junho, tem como objetivo desenvolver e assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente, bem como alertar as populações e os governos para a necessidade de investir na educação ambiental.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2017 é "Ligar as pessoas à natureza" e visa destacar os vastos benefícios que os sistemas naturais e os ambientes limpos proporcionam à humanidade, desde a segurança alimentar, passando pela melhoria da saúde, pelo abastecimento de água e pela estabilidade climática.
Junta-te a nós para a celebração do Dia Mundial do Ambiente. Participa. Vem de verde!



quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia Mundial da Criança



Foi no dia 20 de novembro de 1959 que, pela primeira vez, as Nações Unidas aprovaram um documento que estabeleceu os direitos das crianças de todo o mundo.

Em 1989, este documentou alargou-se e estes deveres para com as crianças passaram a ser obrigações, por lei, na Convenção sobre os Direitos das Crianças!

É tarefa dos adultos e dos governantes proteger as crianças e fazer com que os seus direitos sejam conhecidos, respeitados e cumpridos. Só assim poderemos assegurar uma sociedade saudável, equilibrada e justa.

Veja-se a título de exemplo o conteúdo do artigo 2, segundo o qual as crianças devem ser tratadas "sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, língua, religião...ou de qualquer outra situação." Que assim seja!