terça-feira, 20 de junho de 2017

Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho

https://youtu.be/iJ_kQe7OsJE


O Dia Mundial do Refugiado é assinalado, internacionalmente, a 20 de junho. Esta é uma oportunidade para celebrar a força, a coragem e a perseverança das pessoas que foram forçadas a deixar as suas casas e os seus países por causa de guerras, catástrofes naturais, perseguições e violações de Direitos Humanos.
Aliado a este fenómeno de mobilidade forçada, está também a prática de crimes como o tráfico de seres humanos e, especialmente, o tráfico de menores.

Segundo dados do gabinete oficial de estatísticas da UE (Eurostat) sobre pedidos de asilo na UE, os Estados-membros da União Europeia concederam asilo a  mais de 135 mil pessoas durante o ano de 2013. Portugal recebeu aproximadamente 0,1% desses pessoas ao acolher 135 pessoas.

Os números de requerimentos aprovados aumentaram em quase 20 mil. Segundo a Eurostat, o aumento pode ser justificado pelo conflito armado na Síria, sendo que um quarto dos refugiados provinham dessa zona. Em Portugal, 15 refugiados eram sírios.

O povo com mais pedidos de asilo requeridos à União Europeia, a seguir aos sírios, foram os afegãos seguidos dos somalis. No panorama nacional em primeiro lugar de pedidos está Guiné Conacri, seguida da Síria e da República Democrática do Congo.



Sem comentários:

Enviar um comentário